Buscar
  • Daniel Zakia

VISÃO SISTÊMICA

A visão de futuro e os alvos nos ajudam a ter uma compreensão sistêmica da vida que levamos, entende-se que a visão sistêmica implica em reconhecer que todas as relações existentes na vida acontecem de forma integrada, cujas propriedades essenciais surgem das relações entre suas partes.

Perceber as coisas sistemicamente significa literalmente, colocá-las dentro de um contexto e estabelecer a natureza de suas relações.

Quem de nós poderia viver sem computador? Essas máquinas estão por toda parte – em nossos estudos, em casa, em nossas mesas de trabalho, na biblioteca, no banco e até mesmo no café. Recebemos prazer deles, juramos por eles, precisamos deles.

No entanto se trata de uma ferramenta recente. Veja, apenas 3 gerações atrás, o presidente da IBM declarou que há um mercado mundial para apenas cinco computadores.

Ainda em 1977, o presidente da Digital Equipment afirmou que não havia razão para que alguém quisesse um computador em sua casa!

Até então, os computadores eram uma massa monstruosa de tubos de vácuo que tomavam quartos inteiros. Então os dois ‘Steves’ conseguiram pegar aquela massa de tubos e os incorporaram dentro de uma caixa pequena o suficiente para ficar sobre uma mesa.

Jobs e Wozniak ofereceram sua invenção à Atari. Eles não estavam interessados em grandes cargos, tudo o que queriam era um salário e a oportunidade de continuar seu trabalho.

A Atari os mandou embora, eles então ofereceram à Hewlett-Packard, mas Hewlett Packard os ridicularizou. Parecia que somente Jobs e Wozniak sozinhos podiam ver as possibilidades. Eles não se abateram, pois tinham uma visão sistêmica de tudo o que estava acontecendo. Sabiam que o sucesso passava pelos fracassos, então Jobs vendeu seu Volkswagen e Wozniak vendeu sua calculadora, e com os U$ 1300 que juntaram, formaram a Apple Computers; A empresa foi nomeada #Apple em memória de um verão feliz Jobs tinha gasto trabalhando em um pomar. O resto é história.

Por todas as contas, Steve Jobs é um visionário e estimulado por essa visão sistêmica, ele construiu uma empresa de computadores bem-sucedida; Mas Jobs logo descobriu que sua visão era alcançar o sucesso mundial, e para isso precisavam de maior experiência em gestão.

Então Jobs se aproximou de John Sculley, então presidente da PepsiCo. Não havia absolutamente nenhuma razão pela qual Sculley deveria deixar uma posição altamente remunerada em uma empresa líder mundial para ir trabalhar com um grupo de nerds de computador em uma indústria incipiente até aquele momento; Não é de se esperar que ele tenha rapidamente recusado a proposta de Jobs. Mas Jobs não aceitaria um “não” como resposta, voltou a encontrar-se com Sculley, e novamente Sculley o recusou. Em um último esforço, Jobs apresentou apaixonadamente suas ideias visionárias a Sculley e fez uma pergunta que o forçou a aceitar sua proposta, a pergunta era esta: “ Você quer passar o resto da vida vendendo água açucarada ou quer uma chance de mudar o mundo?. De fato, Jobs e Sculley mudaram o mundo.

Por que Jobs não desistiu de sua visão? Se ele tivesse a oportunidade de ver seu futuro, seria mais fácil, não seria?

Pois bem, a visão sistêmica da vida nos ajuda a entender melhor a relação de tudo o que aconteceu em nosso passado, com nosso presente e nosso futuro.

As relações de tudo o que acontece em nossa vida, podem ser vistas como uma teia dinâmica de eventos inter-relacionados, nenhuma das propriedades de qualquer parte dessa teia é fundamental; todas elas resultam das propriedades das outras partes e a consistência global de suas inter-relações determina a estrutura toda, pensem nisso .


#VISÃO #SISTÊMICA

15 visualizações

© 2012 por  Mercavejo  Orgulhosamente criado Mercavejo